Testar fluxo

Aqui na APIPASS, disponibilizamos um recurso chamado Testar Fluxo, que é essencial para testes durante a criação de um fluxo, a fim de testar conectores, informações, configurações de steps e também seus resultados.

Para funcionar corretamente este recurso, é necessário preencher alguns dos campos mostrado na imagem acima no qual detalharemos a seguir.

Criando um novo evento

Selecionando a opção Criar novo evento e colocando um nome para este evento (teste do fluxo) no qual ficará disponível visualmente nas execuções do teste.

Template

No template é selecionado a trigger no qual deseja executar o teste de fluxo, dentre as disponiveis no Testar fluxo temos as triggers: REST, TEMPORIZADOR, AGENDAMENTO, Gmail e SQS.

Em ambas triggers disponíveis já é disponibilizado um payload para testes.

Um exemplo utilizando-se do template Rest.

Fica disponível ao usuário editar esse payload da maneira que for necessária para realizar os testes.

Stage

Selecionando o stage no qual será executado o teste do fluxo.

Salvar e Testar

A opção Salvar, trata-se de efetuar uma gravação do teste preenchido para caso seja necessário efetuar o mesmo teste posteriormente, não sendo necessário preencher novamente todos os campos caso mude e preencha extensamente o payload.

Para a opção Testar é efetuar o teste no exato momento no qual foi finalizado o preenchimento dos campos e deseja efetuar a validação de teste do fluxo e suas respectivas informações dentro dos logs de sua execução.

Editar evento salvo

Quando Salvar o teste de fluxo, nesta opção fica disponível o teste salvo com todas as informações preenchidas para efetuar o mesmo teste posteriormente quantas vezes forem necessários.

Outro recurso disponibilizado na tela de Testar Fluxo, é a opção Histórico de execuções, que basicamente é a tela de execuções, foi disponibilizado para o usuário assim que efetuar os testes já verificar suas respectivas execuções.

Last updated